Período repetido em dissertações de mestrado e teses de doutorado

O Microsoft Word tem ferramentas muito eficazes para a redação de textos, especialmente textos acadêmicos. Trabalho com o Word para revisar textos diversos, embora eu também trabalhe com outros editores como o OVERLEAF (LATEX). Utilizo a ferramenta Revisão de Textos para revisar os textos de meus clientes. A ferramenta permite que eles verifiquem as alterações realizadas bem como certa interação, especialmente por meio de caixas de comentários. Além disso, a ferramenta facilita bastante o processo de Revisão de Textos. Quando, por exemplo, há vocábulos, expressões ou períodos repetidos em um texto, é possível localizar todas essas ocorrências e sinalizá-las aos autores.

É muito comum, quando escrevemos os parágrafos de nossos textos, especialmente no processo inicial de redação, repetirmos algumas referências, períodos. No processo de redação acadêmica, em virtude de trabalharmos com muitas ideias, referências diversas de outros autores, teorias etc., esse processo é muito mais comum, consciente ou inconscientemente.

Portanto, devemos ter atenção a esses excessos no texto. Não quero, no entanto, com este post, condenar, plenamente, a repetição. Há casos em que ela é bem-vinda. Ás vezes a repetição é um recurso linguístico que permite maior engajamento nas interações. Ela pode funcionar como "ganchos" para que a interação flua melhor, bem como pode ser utilizada para organizar as ideias de um autor.

Há, no entanto, os casos em que ela prejudica a fluidez, quando há uso indiscriminado de determinados vocábulos ou quando, inconscientemente, são apresentadas, mais de uma vez, algumas ideias no texto. Nesses casos, o ideal é que esses trechos ou vocábulos sejam, simplesmente, retirados do texto pelo autor ou que, em processo de Revisão de Texto, o Revisor, ao menos, sinalize aos autores esses problemas (e que estes decidam o que farão).

No vídeo a seguir, eu explico como localizar esses vocábulos, períodos e parágrafos em todo o texto sem perda de muito tempo. Se, no momento de conferência do próprio texto, houver desconfiança de que já houve menção a algo, é extremamente importante, nesse momento, que o texto seja verificado. Se isso for feito em outro momento, é provável que esses problemas se acumulem com outros, verificados ou não, e sejam ignorados, especialmente quando "não há temos tempo suficiente" para repensar (e revisar) o texto. Cada falha observada no texto pelo autor, no processo de conferência do texto, deve ser ajustada. O Revisor, se conseguir fazer as devidas alterações, e se for o caso do serviço oferecido, também, deve intervir o mais rápido possível.


Solicite orçamento para Revisão de seu artigo científico, trabalho de conclusão de curso ou monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Trabalho há mais de dez anos na área de Revisão de Texto. Sou mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Revisão de Textos. Nos últimos anos, eu revisei mais de 100 mil laudas relativas a gêneros textuais diversos.


E-mails para orçamento: servicos@criteriorevisao.com.br ou andersonhander@gmail.com Telefone: (Whatsapp): (61) 99801-6596. Instagram: @criteriorevisao ou @escrevereviver


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias para revisar o seu próprio texto

Finalidades e estrutura dos textos científicos

A importância do ofício de Revisão de Textos